Rádio a Ferro e Fogo Online

30.1.11

AVE NOTURNA - LONDRINA - PARANÁ

 

CAMINHO METÁLICOGRANDE BANDA DO PARANÁ

UMA DAS MELHORES BANDAS DE HARD ROCK DO BRASIL. EM BREVE NOVA DEMO-TAPE.

O PODEROSO ( ENSAIO 06.11.2010)



A FERRO E FOGO recebe hoje Rodrigo integrante da excelente banda de Heavy Metal
AVE NOTURNA que nos contará a trajetória, influências da banda e perguntas relacionadas a proposta musical em geral.

1. Rodrigo, nos conte a origem da banda e a escolha do nome. Qual a formação atual? A origem da banda vem desde 2005, quando começamos a tocar sob o nome de Missão Metal, com a qual lançamos uma demo "Inferno na Terra" no ano seguinte. O material foi bem recebido, fizemos alguns shows, mas dois anos depois começaram os problemas internos, que culminaram na saída de 3 membros da banda, que viriam a formar a Ave Noturna logo em seguida. A formação da Ave Noturna continua basicamente a mesma desde o início: Marcelo nos vocais, Rodrigo e Danilo (entrou na banda pouco tempo depois) nas guitarras, Rosana no baixo e Rômulo na bateria (todos ex-membros da Missão Metal, com exceção de Danilo). O nome foi idéia do Marcelo, quando comprou um disco da banda Quarto Crescente, na qual Percy Weiss era o vocalista, que tem uma música chamada "Aves Noturnas". Ele gostou muito desse nome, e nos sugeriu que batizássemos a banda como Ave Noturna. Aceitamos na hora.  

2. Qual é a proposta musical de banda? Cite as três principais influências. A nossa proposta é a mesma desde o início, levantar a bandeira do Heavy Metal em português, que quando iniciamos, estava adormecido. Continuaremos sempre nessa batalha, pois é isso que amamos e não vamos mudar. Citar apenas três influências é complicado, mas vou tentar: Salário Mínimo, Harppia e Alta Tensão.

3. O que primeiro me chamou a atenção ao ter contato com o AVE NOTURNA foram as letras em português. Sou defensor de que as bandas brasileiras devem usar o idioma nacional e parabenizo vocês. Nos esclareça: como surgiu essa proposta e como tem sido a receptividade da galera. Na verdade, nós nunca pensamos em usar outro idioma para nos expressar, desde a Missão Metal, pois quando estávamos formando a banda, só ouvíamos Heavy em português e era isso o que queríamos fazer, tanto que começamos tocando covers de bandas como as que eu citei na pergunta anterior, e mais outras. Algumas pessoas dizem que não encaixa, que é "esquisito", o que eu acho uma grande bobagem. Nós não temos interesse em fazer sucesso, ou alcançar o mercado exterior, apenas em nos divertir. Temos nossos trabalhos para o nosso sustento e vamos manter nosso som 100% honesto. O que vier, é lucro! hehehehe A galera vem recebendo bem o material, mas acho que não seria diferente, pois quando o Metal é feito com garra e honestidade, os bangers reconhecem e apoiam.

4. Qual é a principal temática das letras do AVE NOTURNA? Nós temos 3 letristas na Ave, então é difícil te dizer que nós temos uma "temática". Desde temas pessoais, história antiga, Heavy Metal, motocicletas..., tudo isso faz parte do universo da nossa banda.

5. E shows? Como anda a agenda da banda? Como a banda vê o atual cenário nacional? Nós sempre recebemos convites para shows,a maioria no estado de São Paulo, mas devido a nós nos localizarmos distante dos "grandes centros", são poucos os que se concretizam, pois muitos produtores não querem arcar nem com as despesas de transporte, ou pelo menos ajudar, o que dificulta muito. Mas quando vamos pra tocar, damos o nosso melhor, e sempre fazemos um bom show, independente das condições do local ou da quantidade de público. Pode ser 10 ou 1000, somos sempre os mesmos. Quem já nos viu ao vivo, sabe do que estou falando. Ao meu ver, a cena nacional já esteve melhor. Hoje, são raros os promotores que se comprometem em ajudar as bandas, principalmente as que fazem som próprio, no meio underground. Mas eu penso que isso ocorre devido ao próprio público, que mesmo com a facilidade da internet, está perdendo a vontade de "garimpar" e conhecer novas bandas, comparecendo em massa, apenas nos eventos de banda cover. O produtor está nessa para ter algum lucro, e ele segue a demanda do público, se o pessoal quer apenas bandas cover, é isso que eles terão. Em detrimento nosso, que nos esforçamos e suamos para fazer nosso som.

6. Qual é o material disponível da banda e como está a preparação do albúm de estréia? Atualmente nós estamos com a demo "Caminho Metálico", que lançamos em dezembro de 2008, para download no nosso MySpace. Esse material ainda não está disponível no formato físico (em CD), os planos são de disponibilizá-lo para venda à partir de setembro, pois quando vamos tocar em outras cidades, o pessoal sempre pede por material da banda, e agora, teremos. Sobre o álbum, nós estamos parados no momento devido à diversos problemas, principalmente o financeiro e de agenda, mas à partir do ano que vem, trabalharemos com afinco nesse projeto. Esse é um passo muito sério que daremos e temos que fazer isso com bastante calma. Nossos planos são de lançar o material em vinil.  

7. Como a banda analisa a divulgação realizada pelos blogs e pelos zines na net? Não creio que hoje exista mídia mais importante para divulgação de bandas do que a internet. Através da divulgação feita por esse veículo, conseguimos excelentes contatos, e apresentamos nosso som para pessoas dos mais longíquos lugares. Nada pode ser melhor que isso! Assim como os zines eram importantes nos anos 80/90, hoje a internet tem importância equivalente.

8. Deixe uma mensagem para nossos leitores. Muito obrigado a você, Paulão e a equipe do A FERRO E FOGO pela oportunidade cada vez mais rara hoje em dia. Muito obrigado também aos que perderam seu precioso tempo lendo essa entrevista, mas saibam que cada palavra que foi dita aqui é verdadeira. Se quiserem conhecer mais sobre a Ave Noturna, acessem nosso MySpace: www.myspace.com/avenoturna e entre em contato, se prefirirem, pelo e-mail: avenoturnaheavymetal@yahoo.com.br

Nenhum comentário: