Rádio a Ferro e Fogo Online

8.6.10

ESSA HISTÓRIA TEMOS QUE DIVULGAR





Anos 70 - Capítulo I

O começo da Stocking, as gangs de bairro, Fábio fundador da loja Punk Rock Discos e da banda punk Olho Seco.
O ano: 1972
Meu pai trabalhava na  antiga Estrada de Ferro Sorocabana. A ferrovia introduziu um sistema, novo para a época, de controle dos trens chamado Controle de Tráfico Centralizado (CTC). Meu pai conseguiu ser escolhido para fazer parte do grupo de pessoas que trabalhariam com este serviço de altíssima responsabilidade e como consequência além de uma melhoria financeira meu pai também conseguiu uma moradia gratuíta da ferrovia.

 
















 
A casa ficava dentro da estação da Barra Funda e quase debaixo do Viaduto Pacaembu no bairro da Barra Funda (hoje nem a casa nem a estação existem mais). Eu acabei morando lá por mais de 10 anos.
A casa era grande e eu e meus irmãos tínhamos um “quarto de som” .  Eu comprei um kit na Rua  Santa Efigênia e montei meu primeiro amplificador estéreo de 50 watts por canal.
Montei também duas caixonas acústicas.

Casa na Estação da Barra Funda

Comprei um pick-up Garrard com cápsula Shure e pronto! Me sentia como  o rei da cocada!

Todos os sábados vinham os amigos em casa para passar a tarde no quarto de som ouvindo rock. 
Fabio e Barbieri (maio de 2007)
O povo se espalhava pelo chão e muitos traziam 
as suas preciosidades para tocar. Como um amigo acabava
geralmente trazendo outro, logo o quarto ficou pequeno demais. 
Teve um sábado que contei 30 pessoas!
Falei para o meu pai que gostaríamos de abrir uma loja de discos
e ele apoiou. Como a maior parte dos nossos amigos vinham 
do Bairro do Limão, Cachoeirinha e adjacências, abrimos a
loja no começo da Avenida Deputado Emílio Carlos no Bairro do Limão.
Junto com meu irmão Jorge montamos a loja que batizamos de Stocking Music Center. Como ouvíamos na época muito Alice Cooper procuramos um nome sexy
e também com uma conotação meio andrógina. Stocking significa "meia 
de mulher".
Entre estes amigos havia um que se destacava em particular. Era o Fábio.
Ele tinha dois irmãos; o Mazola e o Cazola. Sempre fiz confusão e
nunca realmente fiquei sabendo quem era o Mazola e quem era o Cazola.
O Fábio sempre foi do tipo sério, não fazia o visual hippie como a gente
Usava sempre coturno do exécito. Quando vinha em casa trazia suas 
preciosidades cuidadosamente enroladas num pano preto. 
O Fábio era amigo do pessoal da turma do  “Português”, da turma do “Mi” e
da turma do “Bi”. O “Português”  era um tipo cabeludo que tinha sempre os 
olhos vidrados, ele fazia um tipo Jim Morrison (The Doors) psicótico e assustava.
O “Mi” era um negro forte, modelo armário, daquele que faz curvinha na nuca,
ótimo para ter como amigo nas horas difíceis. A turma do Mi não era de
brincadeira. O pessoal andava em grupos nas Lambretas, Gordines e Kombis
da vida.  Quando a caravana chegava nos bailes, todos com suas jaquetas
de couro pretas, jeans surrados e usando coturnos imediatamente eu já ficava
de olho nas possíveis saídas de emergência porque era certo que o baile
terminaria com eles quebrando tudo. O DJ era sempre obrigado a tocar apenas
os sons que eles gostavam. Eles empilhavam as jaquetas no meio do salão
e ai de quem esbarrasse em alguma. Felizmente sempre gozei do respeito
deste povo todo.
A turma do “Bi” era associada com a turma do “Português” e basicamente
consistia de uma meia dúzia de gays roqueiros que gostavam de se divertir, tudo gente boa e sem forçar a barra.



 
Foi o Fábio que me mostrou o som de bandas seminais como The Stooges e Iggy Pop, New York Dolls, MC5, Lucifer Friends e muitos outros. O Fábio era um pré-punk  e eu não sabia. Seu jeito de ser era do tipo norte Europeu, meio Alemão.
Quer dizer, não foi nenhuma surpresa, saber que algum tempo depois o Fábio abriria sua própria loja, a Punk Rock Discos. A Punk Rock Discos foi a catalisadora de todo o movimento punk de São Paulo. 

Capa do primeiro compacto
Dentro da sua loja transitou as principais bandas de punk brasileiras. Retson (Cólera), João Gordo (Ratos de Porão), Clemente (Inocentes), só para citar alguns nomes,  eram visitas constantes. Inevitavelmente Fábio também acabou montando sua própria banda, o hoje legendário Olho Seco.
Fábio sem dúvida entra para a minha lista das dez mais importantes e influentes personalidades do rock nacional.
Pichação no Muro de Berlin
Em maio de 2007 quando estive no Brasil, visitei Fábio 
na sua loja na Galeria do Rock  e fui autorizado por ele
a tornar público o primeiro compacto da sua banda Olho Seco 
chamado Botas, Fuzis e Capacetes lançado em 1983, hoje fora de
catálogo e raríssimo (busque na listagem da rádio!). Eu tinha comprado 
o vinil na época e estava só esperando o momento para mostrar para todo
mundo. Além disso, Fábio também permitiu que eu mostrasse o vídeo da
tournée Européia do Olho Seco feita em 1999 (veja no final desta página). 
Quase ninguém sabe que a banda tocou por toda a Europa e é muito
respeitada mundialmente no seu estilo.

Por A. C. Barbieri

Entrevista com Fabio
Barbieri: "-Qual foi a primeira banda punk de São Paulo?" Fabio: "-Foi Restos de Nada (clique aqui)."
Barbieri: "-Olho Seco nasceu antes ou depois do Ratos de Porão (clique aqui), Cólera e Inocentes?" Fabio: "-Olho Seco foi formado em 1980 e nesta época Cólera já existia. Depois veio Inocentes e por último Ratos de Porão."
Barbieri: "-Qual o nome das gangs que vinham criar problemas na sua loja? Eu me lembro de uma chamada Irmãos Metralha. É isto mesmo?" Fabio: "-A gang Irmão Metralha Número 13 criou alguns problemas na época, mas foram solucionados, além disso tive problemas com algumas pessoas da Carolina Punk e alguns Carecas."
Barbieri: "-Eu sei que sua primeira loja chamava-se Punk Rock Discos mas, qual é o nome da sua nova loja?"  Fabio: "-Agora o nome da loja é Decontrol Discos."
Barbieri: "-Qual era o nome da sua gravadora/selo?" Fabio: "-O primeiro selo foi Punk Rock Discos que lançou Olho Seco, a coletânea Grito Suburbano (com Olho Seco, Inocentes e Cólera), a coletânea Começo do Fim do Mundo com a participação de várias bandas da época e o EP da banda Rattus. Mais tarde, criei o selo New Face Records que também lançou discos do Olho Seco, Lobotomia, Ratos de Porão, Terveet Kadet, Rattus, etc."
Barbieri: "-Para finalizar, gostou da página do Olho Seco?" Fabio: "-Eu li e gostei muito! Você até lembrou-se da Turma do Mi e da Turma do Bi! Tinha até me esquecido desse pessoal e foi  muito bom lembrar-me desta época! Falando da Turma do Protuguês, você diz que do seu ponto de vista o Português parecia com Jim Morrison mas, eu ja achava ele mais parecido com um dos integrantes do grupo Hell Angels." :-)
Vídeos da banda Olho Seco tocando ao vivo na Europa em 1999
Alemanha

Portugal


Não deixe de ler:





Nenhum comentário: