Rádio a Ferro e Fogo Online

30.1.11

AVENGER (SÃO PAULO)



http://www.megaupload.com/?d=NYAM0F51

HEAVY METAL VINGADOR (1984) SÃO PAULO - SP


AVENGER
SINGLE RETIRADO DO SP METAL


(São Paulo, São Paulo)
Paulo - Vocals
Bob - Guitar
Luiz - Bass
Gilson - Drums

AO VIVO NO LIRA PAULISTANA 1984




O ANJO VINGADOR - Por Ricardo Batalha (Roadie Crew)
Quando se fala em Avenger para algum fã de Heavy Metal, três opções vem à mente: a banda inglesa que gravou os álbuns Blood Sports (1984) e Killer Elite (1985); a alemã (pré-Rage), que gravou em 1985 o álbum Prayers Of Steel e o EP Depraved To Black; e a brasileira, que surgiu em setembro de 1982, na cidade de Guarulhos (SP). Formado por Paulo Rossi (vocal), Roberto "Bob" Gomes (guitarra e backing vocals), Luiz Teixeira (baixo e backing vocals) e Gilson Paiola (bateria), o Avenger brasileiro tinha composições que sempre agitavam o público em seus shows. Entretanto, após receber o convite para integrar a coletânea "SP Metal", os músicos decidiram compor material inédito e assim criaram dois hinos do Metal nacional: Missão Metálica e Cidadão do Mundo. Além da participação na primeira edição do "SP Metal", o Avenger teve a música Usinas Nucleares incluída na coletânea São Power (Devil Discos), produzida por seu manager Antonio Celso Barbieri e que também trazia outras faixas gravadas ao vivo com bandas da época: Excalibur (Litanias De Satã), Anarca (Powermetal), Improviso (Deuses De Marfim), Sabotagem (Anjos Rebeldes), Mephisto (Psicometal), Aerometal (Limiar Da Manhã) e Mammoth (Headbanger). Mesmo com a boa receptividade, o Avenger não conseguiu superar os problemas internos com as divergências musicais e encerrou as atividades tempos depois. Luiz Teixeira conta mais detalhes sobre a banda e a coletânea "SP Metal".
Roadie Crew: Explique o porquê do nome adotado pela banda. Como foram as primeiras reações das pessoas ao nome e ao som? Luiz Teixeira: Escolhemos Avenger por ser um nome forte, que tinha muito a ver com a postura Heavy da época, sendo um vingador para uma música desprezada pela mídia e pelo público em geral. A reação das pessoas foi a melhor possível tanto em relação ao nome como ao nosso som.
Roadie Crew: Como foram os primeiros ensaios? Quais foram as primeiras composições criadas? Quem eram os responsáveis pela criação das músicas? Luiz: Os primeiros ensaios foram muito empolgantes! O entrosamento e a identificação rolaram logo de cara. As primeiras composições, criadas pelo Paulo (letras) e o "Bob" (música) foram: Substar, Minha Tristeza, Bandoleiro Rockeiro, Chinatown e 999. Mais tarde houve músicas de minha autoria e do Bob, com letras do Paulo. Apenas uma tinha letra e música compostas por mim, a Heavy Metal Vingador.
Roadie Crew: Quais eram as influências musicais da banda? Vocês tocavam quais covers nos shows? Luiz: Posso fazer um apanhado geral das influências de todos: Pat Travers, UFO, Scorpions, Black Sabbath, Deep Purple, Metallica, Motörhead, Saxon, Molly Hatchet, Raven, Judas Priest etc. Tocavamos os covers de Break The Chain do Raven, Seek And Destroy do Metallica e duas do Judas Priest, Breaking The Law e Grinder.
Roadie Crew: Quando e onde foi o primeiro show? Como foi a resposta do público? Luiz: O primeiro show foi na FGV (Fundação Getulio Vargas), em abril de 1983. Foi muito legal tocar em um lugar como aquele, pois as pessoas não conheciam bem o estilo e aquela foi uma prova e tanto para nós. Só para deixar registrado, o Toninho (Antonio Pirani), da Rock Brigade, estava presente.
Roadie Crew: Fale sobre a criação do logotipo e da postura visual do Avenger. Luiz: O logotipo foi criado pelo Bob, que é um excelente desenhista, com letras metálicas - por razões óbvias - e um tanto quanto futurista, fazendo um paralelo com o passado no visual do vingador (símbolo). A postura visual da banda sempre foi, digamos, Hard-Metal, o mais simples possível.
Roadie Crew: Como se deu o convite para integrar o "SP Metal"? Luiz: O convite foi feito pelo Luiz Calanca através do Celso Barbieri, nosso empresário. Ele havia gostado do trabalho da banda em uma Demo de ensaio que o Celso mostrou para ele.
Roadie Crew: Por que vocês escolheram as duas faixas que integraram o "SP Metal"? Como foi esta escolha? Luiz: Nós queríamos apresentar algo inédito e por isso as duas músicas - Missão Metálica e Cidadão do Mundo - foram especialmente compostas para o disco.
Roadie Crew: Conte alguns detalhes e curiosidades do processo de gravação das músicas para o "SP Metal". Luiz: O disco foi gravado e mixado no Vice-Versa, um estúdio muito bom para a época, porém gravamos no estúdio B, que era bem menor e com menos recursos que o estúdio A. Gravamos, acredite se quiser, em oito míseros canais direto na mesa (sem amplificadores), o que prejudicou muito a qualidade. Foi tudo feito na fé e coragem, mas com muita dedicação e acho que isso nós conseguimos passar para o disco. Muita cerveja e vodka na padaria da esquina, que existe até hoje (risos). Me lembro que o Nico (técnico) curtia muito um banquinho de padaria... Teve uma sessão de mixagem que foi muito divertida e quase perdida pelo estado etílico do Nico. Claro que este fato foi só um de inúmeros e eu teria que escrever um livro...
Roadie Crew: Como foi a receptividade do público após o lançamento do "SP Metal"? Luiz: A receptividade do público foi a melhor possível, considerando a falta de divulgação, mas nos shows sentíamos que tinha valido a pena.
Roadie Crew: Como era a união das bandas participantes? Luiz: A união das bandas era muito boa, todos amigos, alguns até hoje.
Roadie Crew: Como o lançamento do "SP Metal" ajudou a carreira do Avenger? Luiz: Na verdade nossa carreira começou praticamente a partir do "SP Metal". Obtivemos respeito tanto do público como da mídia especializada, aliás, acho que até hoje.
Roadie Crew: Houve alguma mudança na formação da banda no decorrer dos anos? Luiz: Não, a formação foi a mesma do início até o fim.
Roadie Crew: Como você se sente sendo um músico que participou da criação da cena do Metal nacional? Como pode comparar o nosso cenário na época do "SP Metal" com o que temos atualmente? Luiz: Me sinto realmente honrado por ter estado naquele projeto, que foi um marco para a nossa música, em um país que não sabe lidar com as diferenças. Acho que foi um passo importante para o reconhecimento do talento de músicos de Rock no país do samba. Comparações são complicadas de fazer, você pode falar coisas que não serão compreendidas da maneira que deveriam ser. Acho hoje o cenário do Heavy Metal no Brasil é muito mais forte que naquela época, é claro, mas é menos criativo, musicalmente e cenograficamente falando. Vejo muitas bandas iguais e sem identidade. Claro que isso não é uma regra, mas a maioria decide copiar e não criar, o que é uma pena, porque capacidade e oportunidade não faltam.
Roadie Crew: Quais as outras bandas nacionais daquela época você destacaria? Luiz: Kaos, Harppia, Mammoth, Ano-Luz, Anthro, Cygnus, Cerbero, Sabotagem e muitas outras.
Roadie Crew: De todas as bandas participantes das duas edições do "SP Metal" somente o Korzus e o Salário Mínimo ainda estão na ativa. Por que a sua banda se separou? O que ocorreu? Luiz: Na verdade quando você tem uma banda você tem uma família. Como em todas as famílias existem pontos de divergência, o que aconteceu foi exatamente isso, as divergências musicais.
Roadie Crew: Por onde andam e o que fazem os músicos atualmente? Luiz: O Gilson desapareceu, não sei por onde anda e o que está fazendo. O Paulo e o Bob ainda estão muito presentes, temos alguns projetos musicais juntos e somos grandes amigos. Eu tive muitos projetos ao longo desses anos e alguns vale a pena mencionar, como o Destroyer, onde toquei ao lado do Bob, do Gilson e do Robson Goulart (vocalista do Performances, Acid Storm e Spitfire); Rockdogs; Tarkus; e, atualmente, o Elephant.
Roadie Crew: Deixe uma mensagem final para a nova geração, que não teve contato direto com a época do "SP Metal". Luiz: Espero que a nova geração seja realmente nova, que tenha muita criatividade e identidade. Lembre-se: Rock é atitude, toquem sempre com o coração!
Site: www.2bstar.com/avenger
RAIO-X Banda: Avenger Nome completo: Luiz Carlos Teixeira Idade: 40 anos Data e local de nascimento: 12/11/1963, em Santo André (SP) Estado civil: Casado Função: Baixista Como aprendeu a tocar: Ouvindo muito Rock! Quando começou a gostar de Heavy: Em 1977 Primeiro show de Rock que assistiu: Queen, em São Paulo (SP) Primeiro disco e camiseta de Rock que comprou: Rush - Rush, e a primeira camiseta foi uma do Deep Purple Bandas em que tocou: Salen, Habeas-Corpus, Dragster, Avenger, Destroyer, Tarkus, Elephant e alguns projetos cover Lugar onde mora atualmente: Tatuapé, em São Paulo (SP) Melhor banda de todos os tempos: Black Sabbath Contato: uzluizao@ig.com.br

Nenhum comentário: