Rádio a Ferro e Fogo Online

12.1.13

FLAWIO LARA - HERÓI DA GUITARRA







FLAWIO LARA

Putz, o que falar de um cara que mesmo sem saber influenciou meu gosto musical? Por intermédio do Nelson, já contei aqui conheci o ZERO HORA (veja itém sobre a a banda para saber maiores detalhes) e de tabela o guitarrista Flawio Lara. O compacto do Zero Hora corria solto em meu 3 em 1 Sony e minha Air Guitar imitava os solos mágicos. Para minha surpresa esse ano acabei encontrando várias pessoas que estiveram no caminho do Flawio, entre elas o grande XYSS e o Daril Parisi, também encontrei alguns vídeos na net. Muita gente não sabe, mas aqui esta um pouco da raiz do metal rock paulista e do Brasil. Presto uma pequena homenagem a esse mestre da guitarra, reproduzindo um trecho de sua história que circula pena net e partilhando alguns sons onde ele demonstra todo seu conhecimento musical.
LEIA A REPORTAGEM


FLAWIO LARA

Flawio Lara é um músico e professor de guitarra bastante conhecido em São Paulo. Profissional de mais de vinte anos de estrada, derrubando preconceitos e misturando ritmos e influências, vem em uma trajetória longa e intensa de shows pela noite, gravações, parcerias e aulas e mais aulas.

A seguir ele traça um compacto de sua carreira e de seus ídolos, temperando tudo isso com dicas e técnicas que ele desenvolveu nestes anos de rock´n roll.

Entrei nessa de ser músico por causa do Deep Purple!

Depois que ouvi os álbuns "In Rock" e "Machine Head" fiquei totalmente transtornado. Mesmo sem ter noção alguma do que significava aquilo, imediatamente percebi que Ritchie Blackmore estava anos à frente de sua época, e aqueles sons revolucionaram minha vida. Embora estivesse começando tarde (17 anos) e da estaca zero, minha dedicação inicial como autodidata foi total. No começo praticava muito em um violão com cordas de aço e tive a oportunidade de conviver com jovens compositores, letristas e instrumentistas muito criativos da Zona Norte da capital paulista. O meu dia-a-dia eram as ruas de São Paulo onde eu punha em prática tudo que ia descobrindo, num ambiente de muita MPB, Rock e Blues.

Com quatro anos de instrumento entrei para a banda de rock "Zero Hora", onde pude tocar guitarra, fazer muitos shows pelo circuito undergroud e gravar. A partir de 84 passei a trabalhar muito pelo litoral e interior de São Paulo com o Trio Elétrico "Coco Loco". As praias e ruas pareciam tapetes de cabelos, e era pura magia poder tocar Frevos e Chorinhos com a minha pegada rockeira. Paralelamente acompanhei alguns artistas da MPB alternativa, tocando no lendário "Festival de águas Claras", no interior de São Paulo, onde tocaram Raul Seixas, Belchior, Hermeto Paschoal, Sá & Guarabira entre muitos outros.

Com o "Coco Loco" ganhamos a "Chave do Estado de São Paulo" com a minha composição "Reunião", no evento "Quem Canta São Paulo". Apesar do reconhecimento, sem dúvida o maior prêmio foi poder ter convivido e trabalhado com o falecido Orlando Lui Junior, músico precursor do Heavy Metal brasileiro dos anos setenta (com a banda "Rock da Mortalha"), e dos Trios Elétricos de São Paulo. Com ele também montei a banda "Gozo Metal" nos anos oitenta, onde fazíamos fusões do rock pesado com elementos da cultura brasileira. Éramos figuras sempre presentes na extinta "Praça do Rock" e tivemos inclusive algumas aparições em TV em programas famosos da época, como "Perdidos na Noite".

VÍDEO DO FLÁVIO TOCANDO: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=jjsF0AUyRK4

FLAVIO GRAVOU UM CD CHAMADO ROCKNARIO:
Este CD nos leva pela memória dos subterrâneos do Rock, numa viagem no tempo que resgata uma parcela das atividades do guitarrista Flawio Lara por algumas das bandas que tocou. O Rock é a sua primeira paixão musical, o responsável pela opção de ser músico.

A escolha do repertorio foi feita pelo ponto de vista guitarrístico dentre os "Rocks" de sua autoria, que chegaram a ser gravado. Partes destes registros foram colhidas de fitas (K 7), Demo, sendo que algumas com poucos recursos tecnológicos.

com o ZERO HORA - SOM PERIGOS
http://www.youtube.com/watch?v=WEehn_WFNzA

FLÁVIO EM AÇÃO EM 2010
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=jbEupSQG_kA

SOLDADO DE MARTE
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=zqbxvPjSJvw

show 2010
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=SWJjmOx1Gzo

Nenhum comentário: